sábado, 20 de março de 2010

Comando NET Parte 1




Um comando que traz diversas informações interessantes é o comando net, eu já usei o comando net use muitas vezes, porém este comando traz muito mais opções como pode ser verificado abaixo:



NET [ ACCOUNTS
COMPUTER
CONFIG
CONTINUE
FILE
GROUP
HELP


HELPMSG
LOCALGROUP
NAME
PAUSE
PRINT
SEND
SESSION


SHARE
START
STATISTICS
STOP
TIME
USE
USER
VIEW ]



Para informações especificas do comando desejado usar:

C:\>net help comando

-

Alguns erros pode ser ao executar o net pode ser verificado através do comando net helpmsg, um exemplo eu digito o seguinte comando:

C:\>net pause soopler

O sistema me retorna a seguinte mensagem:

Para obter mais ajuda, digite NET HELPMSG 2191.

C:\>net helpmsg 2191

A pausa, continuação ou finalização solicitada é inválida para este serviço.

--

Alguns exemplos:

C:\>Net accounts

Atualiza informações sobre as contas e requerimentos de logon.

C:\>Net accounts

Forçar logoff do usuário após expiração depois de: Nunca

Duração mínima da senha (dias): 0

Duração máxima da senha (dias): 42

Comprimento mínimo da senha: 0

Duração do histórico de senhas: Nenhum

Limite de proteção: Nunca

Duração da proteção (minutos): 30

Janela de observação de proteção (minutos): 30

Função do computador: PRIMÁRIO



Alterando o comprimento da senha.

C:\>net accounts /MinPWLEN:9

Agora ao executa o comando net accounts a diretiva comprimento da senha está alterada

C:\>net accounts

Comprimento mínimo da senha: 9

--

C:\>net computer

Adiciona ou remove um computador de um domínio, este comando só pode ser utilizado por controladores de domínio, um exemplo eu tenho um computador com o nome de maykon e desejo remover este computador da base de dados do Active Directory, vou utilizar o seguinte comando:

C:\>net computer \\maykon /Del

Para adicionar eu utilizo o /add

C:\>net computer \\maykon /add

--

C:\>net config

Exibe informações sobre a configuração do serviço Estação de

Trabalho ou Servidor. Quando usado sem a chave SERVER ou WORKSTATION,

exibe uma lista de serviços configuráveis.

C:\ >net config server

Eu já tenho um post onde eu é alterado a descrição do computador através do net config

http://maykoninfo.blogspot.com/2008/08/descrio-do-computador.html

--

C:\>net continue

Reativa o serviço que foi parado com o comando net pause

C:\>net continue tlntsvr

Inicia o serviço telnet

--

C:\>net file

Fecha um arquivo compartilhado e remove bloqueios de arquivos.

Primeiramente identifico os arquivos arbertos:

C:\>net file

Depois de verificar o arquivo que eu desejo fechar eu executo o comando abaixo, fechando o arquivo compartilhado 325139:

C:\> net file 325139 /close

--

C:\>net group

Adiciona, exibe ou modifica grupos globais em servidores.

Utilizado sem parâmetros, exibe os nomes dos grupos no servidor.

Adicionando o grupo mcsa

C:\>net group /add mcsa

Removendo o grupo mcsa

C:\>net group /delete mcsa

--

C:\>net localgroup

Modifica os grupos locais nos computadores. Quando

utilizado sem nenhuma opção, exibe os grupos locais no computador.

Adicionando o usuário Teste ao grupo Usuários da área de trabalho remota

C:\>net localgroup "Usuários da área de trabalho remota" /add Teste

Removendo o usuário Teste ao grupo Usuários da área de trabalho remota

C:\>net localgroup "Usuários da área de trabalho remota" /del Teste

--

C:\>Net name

É necessário que o serviço mensageiro esteja rodando.

Adiciona ou exclui um nome de mensagem (alias) de um computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário